BRASIL – O RETRATO DA FOMEPRIMEIRA DAMA DO RN FAZ ENCONTRO DE ETIQUETA. NO INTERIOR FALTA COMIDA, ÁGUA E SALAS DE AULA

A palestra “Etiqueta e Elegância” seria ministrada nesta terça-feira (9), em Natal, pela consultora e jornalista Claudia Matarazzo. Mas foi cancelada após protestos nas redes sociais.

Referência na área de etiqueta e moda, Claudia chefiou o cerimonial do governo paulista de 2007 a 2013, nas gestões de José Serra, Alberto Goldman e Geraldo Alckmin (todos do PSDB), e é autora de livros como “Gafes no Palácio”, em que conta situações embaraçosas dos bastidores da política.

A intenção era reunir as primeiras-damas e prefeitas dos 167 municípios potiguares, distantes até 400 km da capital, e orientá-las sobre como receber autoridades e organizar eventos sem cometer gafes, além de conscientizar sobre “a importância da atuação das primeiras-damas nos municípios”.

claudia
A consultora e jornalista Claudia Matarazzo iria ministrar a palestra

O convite foi feito pela primeira-dama potiguar, Julianne Dantas Faria, casada com o governador Robinson Faria (PSD). Formada em direito e análise de sistemas, ela também é secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social e preside o PSD Mulher no Estado.

Após a repercussão negativa e ameaças de protesto no local da cerimônia, Julianne divulgou nota informando sobre o cancelamento.

Os críticos citaram a atual crise financeira do Estado, que enfrenta dificuldades para pagar servidores e decretou estado de calamidade em 92% dos municípios por causa do quarto ano consecutivo de seca.

O governo afirma que não teria custo com a palestra de Claudia Matarazzo, porque a consultora de etiqueta já estaria na cidade para outros compromissos e teria aceitado fazer a palestra de graça.

convite
O convite da pasta do Trabalho, chefiada pela primeira-dama, Julianne Faria (PSD)

Em palestras privadas, os ingressos para assistir a apresentações de Claudia variam de R$ 50 (Apae de Santos) a R$ 250 (Hípica Hall de Brasília), de acordo com divulgação dos eventos na internet.

Segundo a assessoria, seriam pagas apenas passagem e hospedagem de outra palestrante, cujo custo não foi informado. Já o auditório, equipamentos e funcionários seriam aproveitados da estrutura do governo.

Ainda segundo o governo, o evento faria parte do 1º Encontro de Prefeitas e Primeiras-Damas do RN e teria também palestra da secretária-executiva da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Amélia Prudente, sobre projetos sociais no Estado.

CERIMONIAL E ETIQUETA

Nesta segunda (8), Claudia realizou em Natal o workshop “Cerimonial e Etiqueta em eventos públicos, sociais e corporativos” e fez uma sessão de lançamento de seu livro “Casar sem Frescura”.

O evento foi na Fiern (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte) e não teve relação com a programação do governo.

Em entrevista a uma emissora local de televisão, Claudia Matarazzo disse que é preciso “capacitar pessoas para receberem cada vez melhor esses eventos”.

“Cerimonial é planejamento, é logística, é fornecedor, é timing do evento. Estamos numa era midiática, então o evento tem que ter começo, meio e fim, e tem que ter um impacto visual, você tem que fotografar”, disse ela.

A reportagem tentou contato com a consultora, mas não obteve retorno até a conclusão desta reportagem.

convite